Terravista Eventos

Artigos

RAIN MAN

Ministério da Cultura e Vivo apresentam

Rain Man no Teatro

 

Famoso filme é adaptado por José Wilker para os palcos, mantendo a essência da historia original através dos diálogos e situações surpreendentes

 

 

Crédito: Priscila Prade

 

Rain Man, filme dos anos 80 estrelado por Dustin Hoffman e Tom Cruise e vencedor de quatro prêmios Oscar, ganha versão teatral e chega aos palcos brasilienses. A história, que marcou toda uma geração com suas nuances de amor familiar e situações inusitadas, é protagonizada por Marcelo Serrado no papel do jovem autista e por Rafael Infante, como seu irmão. A adaptação é dirigida por José Wilker, que pela primeira vez traz uma história do cinema para os palcos. “É uma peça que, embora tenha uma personagem que sofre de uma determinada síndrome, fala principalmente de afetos. Ou dos caminhos tortuosos que o afeto percorre até se realizar como tal”, define o diretor. “Já tinha feito o caminho inverso, quando dirigi duas peças que depois se tornaram filmes”, completa referindo-se às montagens de A Morte e a Donzela, de Ariel Dorfman, e Mephisto, de Klaus Mann.

Com patrocínio da Vivo por meio do Vivo EnCena, a montagem se apresenta no Teatro Nacional – Sala Villa-Lobos nos dias 12 e 13 de outubro, às 21h e 20h, respectivamente. Além de Marcelo Serrado e Rafael Infante, o elenco conta com Fernanda Paes Leme, Roberto Lobo, Jaime Leibovitch e Sabrine Wolfart. No dia 12, após o espetáculo, acontecerá mais uma edição da série “Encontros Vivo EnCena” em Brasília, que contará com a participação do elenco a partir do tema “Teatro e Transformação” com mediação de Expedito Araujo, pesquisador em gestão cultural.

Integrante do projeto cultural Vivo EnCena, a parceria permite uma série de ações como circulação do espetáculo, após cumprir temporada na cidade de São Paulo, workshops e debates que promovem maior acessibilidade, reflexão e intercâmbios para todos. O espetáculo é apresentado pela Vivo e viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura.

 

SINOPSE

Charlie Babbitt (Rafael Infante)  é um egocêntrico vendedor de automóveis de Los Angeles que está em guerra com sua própria vida. Os relacionamentos não são o forte de Charlie e o amor é completamente estranho a sua experiência. Insensível, Charlie só espera a herança após a morte de seu pai doente e internado, mas acaba descobrindo que o beneficiado pela fortuna inteira de seu pai é Raymond (Marcelo Serrado), o irmão mais velho.

Charlie nunca teve uma lembrança concreta de sua existência. Decide então procurar o médico e o irmão internado para tentar salvar sua parte da herança. Na realidade, Raymond é um autista que viveu escondido em uma instituição a maior parte de sua vida. Raymod é disfuncional em muitos sentidos, mas como Charlie descobrirá - também  é dotado de uma espécie de talento extraordinário com tiradas de gênio que  faz Charlie se  aproveitar  disso para tentar salvar seu negócio.

Charlie "sequestra" Raymond tentando de alguma forma estabelecer uma forma de colocar a mão na fortuna e acaba criando uma relação complexa com o irmão. Os dois embarcam em uma viagem passando por Las Vegas onde Raymond exerce seu talento com os números e favorece Charlie com ganhos no jogo. A namorada (Fernanda Paes Leme) de Charlie se junta ao grupo e acaba se ligando afetivamente a Raymond. Essa viagem acaba mostrando a Raymond um mundo além das portas do hospital e a Charlie o significado do amor incondicional que surpreende seu espírito prático e insensível. Para ele, o seu agora irmão mais velho habitava suas lembranças fantasiosas de criança apenas como Ray Man, seu amigo imaginário. Como eles superaram a desconfiança mutua, uma profunda ligação nasce com essas lembranças dolorosas do passado, problemas do presente, com a inevitável doença do irmão, e um possível futuro gratificante pela frente.

 

 

 

 

 

Ficha Técnica

Texto Dan Gordon

Tradução Miguel Paiva

Direção José Wilker

 

 

Elenco

Marcelo Serrado, Fernanda Paes Leme, Rafael infante,

Roberto Lobo, Jaime Leibovitch e Sabrine Wolfart

Produção Geral Sandro Chaim

Gerente de Produção Rose Dalney

Produção Executiva e Administrativa Andrea Francez, Priscila Prade e Bila Bueno

Cenografia Marcos Flaksman

Figurinos Beth Filipecki

Iluminação Maneco Quinderé

Trilha Sonora Marcelo Neves

Direção de Movimento Marina Salomon

Fotografias Priscila Prade

Diretor Assistente Danilo Watanabe

Assessoria Jurídica Francez e Alonso Advogados

Programação Visual Vicka Soares

Vídeo de abertura Eduardo Chamon

 

 

ENCONTROS  VIVO ENCENA

Após a apresentação no dia 12 de outubro, os atores Marcelo Serrado, Fernanda Paes Leme, Rafael Infante, Roberto Lobo e Sabrine Wolfart participam da série Encontros Vivo EnCena. Com o tema “Teatro e Transformação”, o debate será mediado pelo pesquisador em gestão cultural e curador do Vivo EnCena, Expedito Araujo.

 

A série “Encontros Vivo EnCena – Teatro e Transformação” pretende envolver público em geral da sessão de sábado, dia 12, para trocas de experiências e maior acessibilidade. O espetáculo retrata o comportamento de uma pessoa com autismo típico, assim, baseado nas relações inerentes ao fazer teatral, visa maior reflexão sobre boas práticas que propiciem uma melhor realidade de vida destas pessoas com este transtorno e de outras, a partir de um encontro vivo entre teatro e saúde.

 

 

Sobre o Projeto Cultural Vivo EnCena

O Vivo EnCena é uma iniciativa da Vivo que estimula o intercâmbio de projetos de artes cênicas com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do país e da sociedade como um todo. O teatro é pensado além do espetáculo, sendo estabelecida uma rede de ações de formação de plateia, inclusão cultural e desenvolvimento profissional, compartilhando histórias inspiradoras, conceitos inovadores e ideias transformadoras no âmbito da cultura. O Vivo EnCena é realizado há dez anos e está presente em 20 estados de todo o país, além de realizar ações próprias e a curadoria do Teatro Vivo, situado na capital paulista.

 

 

 

SERVIÇO

 

ENCONTROS VIVO ENCENA – TEATRO E TRANSFORMAÇÃO

Dia 12 de outubro, sábado, após o término do espetáculo.

Teatro Nacional – Sala Villa-Lobos - Entrada Franca para o público da sessão do espetáculo no dia 12. (Como uma ação cultural integrada, restrito ao público da sessão do espetáculo no dia 12).

Duração: 1h.

 

 

SERVIÇO

RAIN MAN

Classificação: 14 anos (menores de 14 anos somente acompanhados de pais ou responsáveis)

Duração: 100 minutos

Ministério da Cultura e Vivo apresentam

Lei federal de incentivo à cultura

Realização: Ministério da Cultura e Governo Federal, Brasil país rico é país sem pobreza

BRASÍLIA

Dias 12 e 13 de outubro

Sábado às 21h e Domingo às 20h

 

Teatro Nacional – Sala Villa-Lobos

Censura: 14 anos

Valor: R$ 80,00 e R$ 40,00 (meia)

Informações: (61) 3325-6240 e (61) 8402-6000

Clientes Vivo Valoriza tem 50% desconto para comprar até 02 ingressos.  Devem apresentar voucher na bilheteria.

 

Informações: (061) 3325-6239 e 8402-6000

 

Bilheteria: Aberta diariamente de 12h às 20h.

-50% de desconto para clientes Vivo Valoriza com acompanhante, mediante apresentação de voucher emitido no site da Vivo;

- 50% de desconto para assinantes do Correio Braziliense na compra de até 2 ingressos;

- 50% de desconto para Clientes e funcionários da Caixa Econômica Federal;

*Descontos não cumulativos.